CIRURGIA PEDIÁTRICA versus PEDIATRIA MÉDICA

Quando se esmiuça os programas de formação de Pediatria e de Cirurgia Pediátrica, verificamos que a diferença mais grosseira é o tempo de duração: o internato de Pediatria desenrola-se ao longo de 60 meses (5 anos) e o de Cirurgia Pediátrica, prolonga-se por mais 12 meses, perfazendo um total de 6 anos. Esta diferença temporal segue o padrão das demais especialidades: quatro a cinco anos para as especialidades médicas e seis para as cirúrgicas.

Em Pediatria, o internato encontra-se dividido num primeiro período de treino básico com a duração de três anos – em que os internos percorrem a Pediatria Geral, a Neonatologia, a Cirurgia Pediátrica, a Ortopedia Pediátrica e os Cuidados de Saúde Primários à criança e ao adolescente – e num segundo período, com duração de dois anos, de estágios opcionais em áreas especializadas da Pediatria. O facto de actualmente existirem distintos padrões de prática pediátrica encontra-se contemplado no internato de Pediatria, sendo exigida a aquisição de conhecimentos nas diferentes esferas de trabalho existentes: a pediatria dos cuidados primários, a pediatria dos cuidados secundários e a pediatria de cuidados terciários. É provavelmente também esse o motivo para se encontrar discriminado, no programa de formação, a incentivação de estágios em países africanos de língua oficial portuguesa.

Já o programa de Cirurgia Pediátrica contempla um período de 4 anos dedicados à Cirurgia Pediátrica, que inclui 6 meses de estágios opcionais em serviços/departamentos de Cirurgia Pediátrica, e um período de 2 anos dedicados a áreas externas à especialidade, sendo elas a Cirurgia Geral, a Pediatria e 6 meses de estágios opcionais. Em comparação com a Pediatria, este internato é preferencialmente realizado em hospitais centrais, uma vez que é objectivo primário, para além da sólida aprendizagem da anatomia, embriologia e das patologias do foro da Cirurgia Pediátrica, é a capacitação nas diversas técnicas e intervenções cirúrgicas, actividade essa logicamente dependente do bloco operatório. Também por essa razão, e em contraste com o internato de Pediatria, os internos de Cirurgia Pediátrica realizam estágios em áreas dedicadas ao doente adulto: quer o estágio obrigatório de Cirurgia Geral, quer dois estágios opcionais. Esta “travessia pelos adultos” tem como objectivos não só a aprendizagem de técnicas cirúrgicas também aplicáveis e utilizadas na idade pediátrica, como também a aquisição de conhecimentos da evolução de patologias tratadas em idade pediátrica.

Os internos de Cirurgia Pediátrica e os de Pediatria coincidem no estágio de cuidados intensivos pediátricos, sendo fácil o seu entendimento. Nestas unidades, são internados doentes puramente médicos, doentes puramente cirúrgicos, e doentes com necessidades de ambas as especialidades, sendo essencial a sensibilização para o papel de cada qual.

Embora em ambos os internatos seja valorizada, em termos curriculares, a participação em projectos de investigação, a apresentação e a publicação de trabalhos científicos, aos pediatras é exigido um número mínimo destes “afazeres”, bem esse espelhado na grelha final de classificação, sendo penalizado quem não os tiver. Aos cirurgiões, é exigido números mínimos de intervenções cirúrgicas, números esses dependentes do serviço onde se encontra inserido, dos estágios opcionais elegidos, da dedicação do interno ao hospital e ao bloco operatório e, claro, da sorte.

Por último, verifica-se ainda que quer aos pediatras, quer aos cirurgiões, a colheita da história clínica e sua discussão, é parcela importante das provas de avaliação anuais ao longo do internato e da prova de avaliação final, inferindo-se deste facto a velha e eterna importância desta no exercício da clínica diária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: